sábado, 23 de setembro de 2006

Etiópia



Comida etíope... Quem diria que podia haver tal coisa!
Desde miúdo que me lembro de ouvir dizer que havia fome na Etiópia.
Pois, ao que parece, se houvesse comida por lá para cozinhar, as pessoas até faziam umas coisas interessantes com ela.
Bem, o que vêm na foto é a comida para 6 pessoas. Tudo é servido em cima de uma espécie de pão mole. Come-se com as mãos da seguinte forma: rasga-se um pouco do pão mole com o qual se agarra um pouco de um qualquer tipo de “molho” que se encontra em cima.
No meu caso, como não como carne, fiquei reduzido às escolhas do prato laranja + amarelo. No sentido dos ponteiros do relógio: o laranja eram feijões (bastante picantes), o amarelo era um tipo de lentilhas (não picantes), o verde eram espinafres com queijo feta e um tempero estranho e finalmente o castanho eram cogumelos (ainda mais picantes do que o laranja). O outro prato era essencialmente composto por carne, excepto uma mistura de salmão com leite de coco.
Eu que não gosto de picante, tenho-me habituado a umas coisas mais “spicy”! Pode ser que quando chegar a Portugal consiga ir a um restaurante indiano e realmente gostar do que estou a comer!
Este restaurante, etíope, tal como muitos restaurantes aqui em Pittsburgh, tem uma particularidade engraçada. Chama-se BYOB (Bring Your Own Bottle) e consiste no seguinte: o restaurante não vende bebidas alcoólicas, por isso os clientes podem levar o seu próprio vinho de casa! Fica mais barato, e pode-se sempre escolher um vinho mais interessante! O chato é que se tem que ir carregado com as garrafas para o restaurante!


Sem comentários: