quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Toronto - back to civilization



Estou farto de vos falar da beleza escondida de Pittsburgh. De facto, ela existe (quero acreditar que sim) o problema é que está tão bem escondida que me tem passado despercebida nestes 4 meses.

Pois bem, na semana passada foi feriado aqui nos USA. O famoso Thanksgiving, ocasião em que os americanos passam o dia em casa a comer. Digo-vos que estes senhores conseguem enfardar um peru de 7 ou 8 quilos enquanto o diabo esfrega um olhos. e depois, bem, depois presumo que fiquem a rebolar pelas divisões da casa o resto do dia!

Ora eu, para fugir deste festim, e visto que não como peru e não me apetecia usar a hipótese que me foi sugerida -- um festim de Tofurky -- resolvi ir passear até uma cidade civilizada uns 500Km a norte de Pittsburgh - Toronto.

Voei no dia do meu aniversário, num avião que levava cerca de 20 pessoas propulsionado por duas hélices. A viagem foi engraçada porque voámos muito baixo e deu para ir apreciando a paisagem. Cheguei a Toronto e fiquei com os meus tios e o meu primo.



A minha tia tinha-me preparado uma festa de aniversário com direito a soprar velas e tudo! Foi realmente muito bom rever a família que não tenho oportunidade de ver muitas vezes. O meu primo Luis Filipe, por exemplo, que já não via há quase três anos!



Estive também com o Telmo, que não via desde o Verão, mas cuja companhia é tão agradável que podíamos muito bem viver na mesma cidade e ir beber copos todos os dias juntos. Curiosamente, estava também a passar uns dias em Toronto a Andreia (que eu apenas conhecia como a nadadora-salvadora da praia de Porto de Barcas -- Atalaia, Lourinhã) mas que se revelou portadora de um sentido de humor ao mais alto nível.



Pois bem, durante 4 ou 5 dias pude de novo desfrutar da civilização. Fomos jantar fora a restaurantes agradáveis (ahhh, que saudades tinha de um bom sushi), fomos beber copos a bares com estilo, fomos dançar a clubes com música boa (ahh, que saudades tinha de uma festa Electro/Retro). Passeei, fui às compras (ahh, que saudades tinha de ir às compras pela rua fora, sem estar enfiado dentro de um centro comercial a cheirar a batatas fritas e cheio de gente gorda e com péssimo gosto), enfim, diverti-me imenso.

Toronto está cada vez melhor. A cidade evoluiu desde a última vez que lá estive em 2003, está mais bonita, mais virada para a rua, mais cosmopolita, enfim, mais europeia!

É de realçar uns quantos pormenores que só se encontram na América do norte em numerosas comunidades portuguesas. Primeiro, e admito que, por muito que critique o provincialismo das comunidades semi-fechadas de emigrantes, me soube muito bem, pude beber uma bica como não bebia há 4 meses!



Ah, e com direito a um belo Pastel de nata que, não sendo de Belém, me soube melhor do que muitos dos que comi em Belém! Devo dizer que o que aparece na foto não foi o que comi, mas era igualmente bom, de certeza!



Ah, já me esquecia, estive também com a minha amiga Shanna e o seu namorado, o Kevin. Também não os via há dois anos, desde as últimas férias em que estiveram comigo em Lisboa. Foi extremamente agradável a noite que passámos juntos e conversámos sobre inúmeros temas, desde diferenças culturais a política interna/externa dos nossos três países (Portugal, USA e Canadá). Não tenho infelizmente nenhuma foto com eles porque me esqueci completamente de tirar.
Finalmente, e em jeito de despedida de Toronto, encontrei esta pérola na última noite em que saí... Enjoy!



E de volta ao trabalho imenso das próximas três semanas. Quase perdia o avião, a minha bagagem foi perdida. Mas nada de mal se passa depois de uns dias tão bem passados. Daqui a três semanas... Portugal!

terça-feira, 21 de novembro de 2006

Hoje tive saudades vossas



Sim, hoje tive saudades de todos vós!
Faltam dois dias para o meu aniversário e fui jantar com amigos.
Gosto dos meus amigos aqui, mas são tantos anos convosco que dava tudo para estar aí e organizar um daqueles jantares em que nos juntamos todos e gozamos da nossa propria companhia!
Quero ter-vos todos junto a mim. Quero ter-vos porque vocês sabem quem eu sou! Quero estar em casa... com aqueles que realmente significam alguma coisa na minha vida!
Conheço alguns de vós há muito, outros há pouco. Alguns sao da familia, outros é como se fossem porque me sao tao proximos que os considero como tal.
Gosto de vós!
Amanhã vou olhar para esta mensagem e pensar "que bebedeira estupida... mas os bebados dizem sempre a verdade!"

Alex

P.S.: Nao imaginam como foi dificil acertar com as teclas! Desculpem a falta de acentos, era pedir demais a esta hora e nestas condições!

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

A ciência dos sonhos




Digamos que o acesso que tenho a bom cinema aqui numa cidade perdida no meio dos states não é o melhor, mas tenho visto uns filmes que acho interessantes. Há umas semanas vi um filme de que gostei bastante, especialmente pela quantidade saudável de loucura, ingenuidade e boa disposição. Também gosto dos actores, e o filme não é americano, o que faz com que tenha logo uns pontos a mais na minha classificação. O filme chama-se "A ciência dos sonhos" ("The science of sleep") e aqui fica o trailer.




Outro filme de que gostei bastante, embora seja americano, foi o "Little Miss Sunshine", que em português foi traduzido para "Uma Familia à Beira de Um Ataque de Nervos" (sim, continuamos na bela tradição de traduzir os títulos dos filmes das formas mais bizarras!).
Confesso que se tivesse visto o título deste filme aí em Portugal provavelmente não teria sequer considerado a opção de o ir ver porque teria assumido que era uma qualquer comédia ridícula à la Hollywood.
De qualquer forma, o filme é uma caricatura interessante de uma família americana. Deixem que vos diga que as coisas que se passam no filme, embora parecendo bizarras para alguém que vive numa cultura diferente (ou devo dizer num país com cultura?), são perfeitamente plausíveis de acontecer aqui. Diria mais, são bastante prováveis até!
Mais uma vez, o conjunto de actores é interessante e a história em si também! Aqui fica o trailler.



Finalmente, um filme com um humor bem mais negro, mas devo dizer-vos que dei por mim a sorrir durante cerca de duas horas. Chama-se "Running with Scissors" e está recheado de bons actores, de onde destaco uma senhora de quem gosto bastante, Annette Bening.



Pois bem, tendo dito isto resta-me informar que "The science of sleep" estreia em Portugal esta semana, "Little miss sunshine" está também em exibição e "Running with scissors" tem estreia marcada para Janeiro. Boas pipocas (que saudades tenho de pipocas doces no cinema! As pipocas aqui são salgadas ou, mais populares, com manteiga, quilos de manteiga devo dizer!).

Alex

P.S.: Não vos falo do Borat ("Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan"), visto que esse é absolutamente imperdível!

sábado, 18 de novembro de 2006

New girl power




Quem me conhece há algum tempo sabe que gosto bastante de uma senhora chamada M.I.A. que vem do Sri Lanka e que diz que canta.
Para quem não está familarizado, aqui fica uma amostra...







Pois bem, estava eu outro dia a conversar sobre música com o Sean (o DJ da festa da semana passada) quando ele me sugeriu que ouvisse uma outra senhora britânica chamada Lady Sovereign. Isto porque, segundo ele, tem algum semelhança à M.I.A..
Eu não conhecia o nome, embora já conhecesse uma ou duas faixas. Devo dizer-vos que adorei! Mais uma vez, para quem não está familiarizado, aqui fica a amostra...







Moral da história, estou encantado com esta senhora! É preciso ter uma mente aberta (especialmente para as pessoas que, como eu há cerca de 1 ano atrás, classificavam todo o Rap/Hip Hop/raio que o parta como sendo igual e abominavelmente chato)... mas digam lá que não se dançava numa "daquelas" noites nas Varandinhas de Santa Apolónia.

~@lex

P.S.: Comentários são sempre bem vindos... Digam o que acham das músicas. Podem insultar-me por ainda não conhecer a Lady Sovereign.

domingo, 12 de novembro de 2006

Ai as festas!!





Pois bem, como não há grande coisa que se faça por Pittsburgh nos tempos livres (que já de si são poucos), as pessoas vão organizando festas nas casas umas das outras.

Estas festas variam de pequenos ajuntamentos de pessoas à volta de um barril de cerveja e de um jogo de futebol americano (deus me livre, cruzes credo!) a verdadeiros eventos com direito a DJ e tudo.
Ora, uma das festas que cai neste último grupo teve lugar na sexta-feira passada.



Devo dizer-vos que não me divertia tanto desde que cheguei a esta espelunca de cidade! O motivo da comemoração era o aniversário do Warren (de boné verde) que completava a tenra idade de 24 aninhos (não sei porquê toda a gente me parece saída da maternidade)!



Como podem ver, a malta estava animada e dançámos imenso.
Tenho também que confessar que grande parte da diversão é devida ao Sean, o DJ de serviço. Além de inteligente e bom rapaz, fez um set impecável. Sinceramente, muito à frente!



E pronto, assim foi. Foi muito giro e tal, mas agora tenho que ir beber um café que esta dor de cabeça e a boca seca estão a dar cabo de mim!

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Eleições



Perdoem-me este pequeno comentário sobre as eleições para o Congresso dos Estados Unidos da América. Como devem saber, o partido republicano perdeu a maioria que detinha tanto na Câmara dos Representantes (onde é eleito um representante por cada grupo de n pessoas) como no Senado (onde são eleitos dois senadores por estado, independentemente do número de pessoas de cada estado).
Para os mais desatentos, os Estados Unidos são caracterizados por um sistema bipartidário. O partido mais à esquerda é o partido Democrata e o partido mais à direita é o partido Republicano. Apesar deste facto, e quando comparamos ambos os partidos com o sistema português, parece-me que os democratas corresponderão a uma versão americana do PSD e os republicanos a uma versão americana do PP (que efectivamente consegue chegar ao governo sozinha.... lolololol).

Bem, chega de explicações... O meu comentário à derrota dos republicanos em ambas as câmaras do congresso é o seguinte:

"Inchem porcos!"

lolololol

domingo, 5 de novembro de 2006

O Outono





Ohh que bonito o Outono!
Frio, chuva, as folhas a cair...

Enquanto por Portugal as pessoas ficam sem casa e os comboios deixam de circular entre Lisboa e o Porto, pelo lado de cá do Atlântico um português gelado passeia pela rua numa manhã de Sábado a caminho de um café quente.

As vida corre como sempre, trabalho, frio, folhas no chão, esquilos raivosos, americanos prestes a dar mais uma vitória ao partido do bucha, que afinal de contas acaba por ser quase o mesmo que o outro partido.

O que vale é que a moral e os bons costumes tudo salvam e tudo redimem! Que o diga o senhor prior que foi raptado pelos presos enquanto pregava a missa na cadeia. Sabem o que vos digo: Bem feito. Não é já castigo suficiente estarem presos ainda por cima têm que levar com a missa todos os Domingos. Quem é que estes gajos pensam que estão a salvar? O paraíso deve estar mesmo com saldo negativo de alminhas!

Sarcasmo

quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Halloween



Ora aí está uma coisa de supostamente devia ter alguma piada, mas que afinal de contas fica a dever bastante à reputação.

O famoso Halloween é apenas uma desculpa para "enfardar" chocolates (e mais uma vez à boa maneira americana: quanto mais melhor!) e andar a brincar ao Carnaval, mas com um mau gosto considerável!

Pois bem, convidado para uma festa de "Dia das bruxas", lá fui eu todo contente. Como um orgulhoso admirador do Carnaval de Torres Vedras, não ia cometer o sacrilégio de me disfarçar do que quer que fosse se esse disfarce não implicasse usar meias de rede e uma peruca exuberante! Pois bem, lá fui eu trajado com um simples casaco e um chapéu para proteger a cabeça do frio.

Engraçado é que estes americanos são fervorosos adeptos da teoria da conspiração (quem diria?). E, não satisfeitos com a minha resposta "Eu não estou disfarçado de nada, estou vestido normalmente!", iniciavam uma indagação sobre os possíveis personagens que eu poderia estar a encarnar! Já se está a ver... passei a noite a levar com gente a perguntar coisas como "Clark Gable?", Não! "Humphrey Bogart?", Não!

P.S.: Halloween deriva to termo "All-hallows Eve", que significa "noite de todos os santos". A origem das celebrações remonta aos Celtas, há cerca de 2000 anos, cujo festival Samhain marcava o final do Verão e das colheitas e o início frio e escuro Inverno.