sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Bowling



Existem, entre os meus colegas, uns aficcionados do Bowling. Decidiram então realizar um evento semanal intitulado “Tuesday Bowling”, obviamente, ocorreria todas as terças-feiras e consistia numa deslocação de um grupo de pessoas a uma Bowling Alley para jogar entre as 9 e a meia noite.
Evidentemente que com todo o trabalho que começámos a ter, a ideia de cortar a semana a meio com uma noite de Bowling, ainda por cima com toda a gente a ter que entregar trabalhos à quarta e à quinta, foi por água abaixo.
Existia outro evento tradicional entre os alunos de Engineering and Public Policy, intitulado Thursday Beer. Consistia em ir beber uma cerveja ao final da tarde, o que se prolongava para jantar e eventualmente uma ida a uma “80’s night” que há num bar perto da faculdade. Por motivos pessoais de muita gente que não queria deitar-se muito tarde durante a semana, o evento foi alterado, passando a realizar-se às sextas-feiras, sendo agora denominado “TBoF: Thursday Beer on Friday”.
Esta alteração veio mesmo a calhar para os aficcionados do Bowling, que encontraram assim espaço para mudar as suas noites de lançamento de bolas pela pista abaixo para as quintas feiras. O evento chama-se agora “TBoT: Tuesday Bowling on Thursday” e passou a ser underground: não é divulgado pelos meios oficiais (mailing lists) mas cada pessoa deve convencer quantas conseguir, impondo sempre o máximo sigilo....

Enfim, lá fui eu jogar Bowling.... O sitio era decrépito, as bolas eram pesadas e no dia seguinte doia-me imenso o pulso... mas valeu pela companhia e pela animação.
Próxima quinta, quiçá!


sábado, 23 de setembro de 2006

Etiópia



Comida etíope... Quem diria que podia haver tal coisa!
Desde miúdo que me lembro de ouvir dizer que havia fome na Etiópia.
Pois, ao que parece, se houvesse comida por lá para cozinhar, as pessoas até faziam umas coisas interessantes com ela.
Bem, o que vêm na foto é a comida para 6 pessoas. Tudo é servido em cima de uma espécie de pão mole. Come-se com as mãos da seguinte forma: rasga-se um pouco do pão mole com o qual se agarra um pouco de um qualquer tipo de “molho” que se encontra em cima.
No meu caso, como não como carne, fiquei reduzido às escolhas do prato laranja + amarelo. No sentido dos ponteiros do relógio: o laranja eram feijões (bastante picantes), o amarelo era um tipo de lentilhas (não picantes), o verde eram espinafres com queijo feta e um tempero estranho e finalmente o castanho eram cogumelos (ainda mais picantes do que o laranja). O outro prato era essencialmente composto por carne, excepto uma mistura de salmão com leite de coco.
Eu que não gosto de picante, tenho-me habituado a umas coisas mais “spicy”! Pode ser que quando chegar a Portugal consiga ir a um restaurante indiano e realmente gostar do que estou a comer!
Este restaurante, etíope, tal como muitos restaurantes aqui em Pittsburgh, tem uma particularidade engraçada. Chama-se BYOB (Bring Your Own Bottle) e consiste no seguinte: o restaurante não vende bebidas alcoólicas, por isso os clientes podem levar o seu próprio vinho de casa! Fica mais barato, e pode-se sempre escolher um vinho mais interessante! O chato é que se tem que ir carregado com as garrafas para o restaurante!


quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Copos no South Side



Sexta feira, dia 15 de Setembro, enquanto alguns privilegiados em Lisboa se deslocavam ao Lux para assistir a uma performance de Ivan Smagghe, alguns alunos do departamento de Engineering and Public Policy de Carnegie Mellon University (para quem não sabe, é o departamento onde estou a fazer o Doutoramento) decidiram ir beber um copo ao South Side.
Em primeiro lugar, algumas explicações:
Pittsburgh é uma cidade no estado da Pennsylvania que fica entre dois rios que se unem, dando posteriormente origem ao rio Ohio. A minha casa, assim como a faculdade e a maior parte da cidade, fica entre os dois rios (como podem ver no mapa). No lado Sul, para lá do rio, existe uma zona com uns bares a que se chama o South Side (no wonder!).

Ora bem... lá fomos nós, os da foto (Serge, Janice, Alex, Warren e Stein; e os de baixo não me lembro do nome!!!), beber um copo para o South Side. Começámos pela casa da Jenny (que se encontrava atrás da câmara no momento da fotografia), de onde seguimos para uma parafernália de bares sem interesse onde as pessoas vão com o único objectivo de se embebedar! O bar mais interessante, e para verem o cúmulo a que chegamos, foi um Tiki Bar. Este onde tirámos a foto tinha uma particularidade curiosa (para além dos gin tónicos a $2.5), tinha uma mistura de gente no mínimo improvável: desde punk demodé a um white trash decadente, passando pelos tradicionais (aqui) obesos mórbidos (olh’ó eufemismo!).

E assim acontece no Burgo do Pito!

Beijos e abraços a todos!

P.S.: Felizmente os amigos são sempre quem nos faz feliz nos momentos mais obscuros da nossa existência:

João:
Ontem fui ver o Dália Negra com a Jomizinha e o resto do pessoal e encontrei a Sandra [...] Cá vou fazendo o meu papel de soul saver, [...] De resto o espaço da Optimus em Santos está espectacular, uma excelente ideia nesta nossa cidade que parece querer acordar... além disso estava cheio...

Alex:
Sobre a vida social, escuso-me a comentários neste momento, já que a minha está longe dos padrões de elevado ecletismo e bom gosto a que nos habituámos nos últimos 12 meses.
Enfim, espero não estar a perder qualidades sociais, mas sinto falta de um banho de civilização. Em Dezembro... em Dezembro!

João:
a vida social, vale o que vale; ou seja é um bom complemento e mantem-nos o equilíbrio, mas tb não é de extrema importância. Além disso essa qualidade tu não perdes, é inata e intacta:-)

Gracias Compañero!


sábado, 16 de setembro de 2006

Cafézinho pela manhã



Desde que cheguei a estas paragens que não tenho feito quase nada sem ser trabalhar!!!!
Encontrei o apartamento que aluguei completamente vazio, dormi num saco-cama no chão na primeira noite. Estava um calor insuportável!!
No segundo dia arranjei um colchão, no terceiro dia algumas peças de mobília... entretanto começaram as aulas e não tive tempo para muito mais.
Tenho 3 disciplinas: Introduction to the Theory and Practice of Policy Analysis, Ph.D. Microeconomics e Policies of Wireless Systems and the Internet.
Isto significa cerca de 300 páginas de leituras por semana com mais três trabalhos sobre essas mesmas leituras.
Para além destas disciplinas estou a assistir a aulas de Introduction to Telecommunication Networks, para reavivar alguns conceitos que estão perdidos no fundo da minha cabeça.

E assim se vai passando... conhecendo pessoas novas, algumas com algum potencial para serem interessantes, outras com grande potencial de serem completamente cretinas. Bebendo uns copos de vez em quando (isto será tema de um post daqui a uns dias), comendo comida picante de lugares distantes... com as mãos! Enfim, umas quantas experiências enriquecedoras.

Ah! Já me esquecia da legenda da foto! Depois de uma noite de trabalho até às 3 da manhã e de uma aula de Microeconomia às 9 da manhã estávamos todos a precisar de um café! Da esquerda para a direita: Warren, Alex (o outro Alex) e Inês.